
 

Impeachment de Collor e agenda de governo em editoriais da grande imprensa 

VINÍCIUS SALES DO NASCIMENTO FRANÇA
*
 

 

Introdução 

 

Os grandes grupos de mídia tiveram destacado papel no processo de impeachment do 

presidente Fernando Collor, em 1992. A sua influência apareceu em vários momentos como, 

por exemplo, na publicação das denúncias de Pedro Collor na revista Veja de 13 de maio de 

1992, que originaram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que resultou no 

impeachment; ou na entrevista do motorista Eriberto França, que trabalhava para Ana Acioli, 

secretária do presidente, para a revista Isto É, no final de junho do mesmo ano, que deu as 

evidências mais concretas do envolvimento de Collor no esquema de tráfico de influência de 

PC Farias. Ainda poderia ser citada a transmissão ao vivo pelas principais redes de rádio e 

televisão do país da sessão da Câmara dos Deputados que votou a admissibilidade do 

impeachment e afastou o presidente por seis meses, em 29 de setembro. Collor ainda seria 

julgado pelo Senado no dia 30 de dezembro de 1992. Ele renunciou na véspera, o que não 

impediu a sua condenação e perda dos direitos políticos por oito anos. 

Tomando como objeto os quatro jornais brasileiros de maior tiragem e reconhecimento 

naquele ano – O Globo, Jornal do Brasil (JB), O Estado de S. Paulo (OESP) e Folha de S. 

Paulo (FSP) – percebe-se a forte presença de notícias e manchetes ligadas às investigações da 

CPI, entre maio e setembro. Contudo, ao observar os editoriais institucionais, que divulgam a 

opinião oficial dos jornais, não se percebe um apoio unânime ao impeachment no mesmo 

período. O JB apoiou Collor em vários editoriais, como em “Desejo Oculto”, de 7 de junho de 

1992, que acusou os defensores do impeachment de golpistas. O Globo também não defendeu 

a queda do presidente em seus editoriais. Um exemplo é o texto “O que a nação exige”, 

impresso na capa da edição de 6 de julho de 1992, que defende as investigações, mas isenta o 

presidente de envolvimento nas denúncias. Em contraste, a FSP pediu a sua renúncia no texto 

“Renúncia Já”, de 30 de junho de 1992, e passou a defender o impeachment em vários 

editoriais do mês de agosto (LATTMAN-WELTMAN, 1994: 91-115; FRANÇA, 2015: 72-

82). 

                                                 
*
 Professor Auxiliar Substituto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus V – Santo Antonio de 

Jesus. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Email: 

vifranca@gmail.com. 



2 

Com a finalidade de elucidar a posição das grandes empresas de mídia em torno do 

fim do mandato de Collor, este artigo questiona como os quatro jornais se posicionaram com 

relação ao impeachment e ao programa de governo nos editoriais publicados em datas 

próximas ao dia em que a Câmara dos Deputados admitiu o impeachment; e quais relações 

podem ser estabelecidas entre as suas posições e os seus interesses empresariais. 

Para discutir o papel político da imprensa, tomou-se como referencial teórico o 

conceito de imprensa como partido, proposto por Gramsci (2010). O autor italiano define os 

mecanismos de controle político de uma sociedade pela classe dominante a partir da coerção 

aos grupos inimigos por meio do aparato repressivo estatal, que envolve tanto a burocracia 

quanto as forças policiais e militares; e do consenso com outros setores da sociedade, que 

devem aderir aos valores da classe dominante através de instituições que disseminam a 

ideologia: bibliotecas, sindicatos, meios de comunicação, igrejas, escolas, etc. Tal quadro 

constitui o Estado ampliado, formado pela sociedade política, responsável pela coerção, e pela 

sociedade civil, dedicada a disputa ideológica. Para Gramsci, os partidos políticos 

representam as suas respectivas classes nas duas partes do Estado, sendo os veículos de 

comunicação partidos que disseminam valores, com a finalidade de obter a adesão do público 

e constituir a hegemonia de sua classe na sociedade civil. Assim, a imprensa não se 

caracteriza pela imparcialidade, pelo contrário, suas publicações refletem os interesses de 

classe que a determinam como os dos seus proprietários, anunciantes e investidores. 

Também se utilizou a concepção de Almeida (2011), que define a transição do regime 

ditatorial para o democrático no Brasil a partir de uma crise de hegemonia burguesa: a 

formação de um dissenso nas elites devido à falência do modelo econômico 

desenvolvimentista do regime militar. Nos anos 1970, a acumulação burguesa dependia do 

investimento estatal na economia principalmente nos setores de indústria de base e infra-

estrutura. A partir de 1979, o aumento dos preços internacionais de petróleo somado a alta dos 

juros norte-americanos, levaram ao crescimento da dívida externa brasileira. Na década de 

1980, as dificuldades para o pagamento da dívida e a ocorrência de altos índices de inflação 

inviabilizaram os investimentos estatais.  

O baixo crescimento econômico na década, o fracasso de sucessivos planos contra a 

inflação e os pedidos de socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1982 e 1988, 

intercalados com uma moratória da dívida externa, em 1987, evidenciam a ausência de acordo 

dentro das elites sobre um projeto comum de acumulação que substituísse o 



3 

desenvolvimentismo. Um dado aponta a disputa entre o empresariado financeiro e o industrial 

e agrícola: Dreifuss (1989: 35) estima que o Estado brasileiro tenha investido cerca de US$ 11 

bilhões de dólares anuais na agricultura e na indústria, entre 1973 e 1985, por meio de 

renúncias fiscais e subsídios, valor suficiente para quitar a dívida externa pública, estimada 

em US$ 64 bilhões em 1980 (ALMEIDA, 2011: 58-59). 

Também nos anos 1980, disseminou-se a agenda política neoliberal, a partir dos 

governos de Margareth Thatcher na Inglaterra (1979-1990) e de Ronald Reagan nos EUA 

(1981-1989); ela passou a ser dominante em vários países desenvolvidos e em alguns da 

América Latina, como México, Chile e Argentina. O neoliberalismo caracteriza-se pela 

privatização de empresas públicas, fim das medidas protecionistas, retirada de impostos sobre 

a riqueza e de gastos sociais do Estado (ANDERSON, 1995). Essa ideologia pode ser 

interpretada como expressão da dominação do setor financeiro sobre o sistema capitalista 

internacional, a partir de 1945 (SEVCENKO, 2001). 

No fim da mesma década, parte da burguesia brasileira passou a defender a redução da 

presença do estado na economia, sobretudo os setores próximos ao capital internacional; 

porém, tal posição não era dominante devido aos interesses vinculados às medidas 

protecionistas: subsídios, renúncias fiscais e reservas de mercado. A grande imprensa estava 

alinhada com a primeira posição, assim como a candidatura de Collor nas eleições de 1989, 

que associou um discurso moralista com um programa de medidas neoliberais (LATTMAN-

WELTMAN, 1994: 50). O consenso das elites em torno da agenda neoliberal só foi 

consolidado com a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994. Assim, o mandato de 

Collor pertence aos momentos finais da crise de hegemonia (ALMEIDA, 2011: 48). 

 

Os editoriais 

 

A análise dos editoriais será norteada por duas questões: qual a posição de cada jornal 

sobre o impeachment do presidente; e qual a posição acerca da continuidade do seu programa 

de governo. Foram privilegiados os editoriais publicados no dia da votação da admissibilidade 

do impeachment com a finalidade de observar como os jornais pretendiam influenciar a 

posição do seu público e dos deputados naquele dia decisivo para o mandado presidencial. 

O primeiro excerto a ser analisado pertence ao texto “Impeachment” da FSP, 

publicado excepcionalmente na capa da edição de 29 de setembro: 



4 

 

[...] A sociedade já proferiu o seu veredito, a altura do crime cometido contra a 1 

nação: Fernando Collor deve deixar a Presidência da República, por não ter 2 

observado o decoro e a dignidade inerentes à instituição. Espera-se agora dos 503 3 

parlamentares [...] que cumpram com sua obrigação moral e política: autorizar o 4 

processo de impeachment de um presidente que envergonha o Brasil. [...] 5 

A reforma da sociedade e do Estado brasileiro, que Collor inquestionavelmente 6 

contribuiu para inscrever na agenda das prioridades do país, avançou timidamente, 7 

sob o peso colossal de práticas oligárquicas [...] (FOLHAPRESS, Folha de S. 8 

Paulo, “Impeachment”, 29/9/1992: 1). 9 

 

A FSP defende o impeachment de Collor de forma contundente, considerando o 

presidente um criminoso de quem o país se envergonha e que já foi julgado culpado pela 

sociedade. Assim, votar pelo afastamento é um imperativo moral para os parlamentares 

(linhas 1-5). Por fim, há uma defesa do programa do governo, apesar da constatação de que 

suas práticas “oligárquicas” impediram o avanço da agenda (linhas 6-8). 

A seguir, há um trecho do texto “Razões para o sim”, publicado na capa do JB, no 

mesmo dia: 

 

[...] Finalmente – é preciso lembrar –, o presidente da República elegeu-se como 1 

caçador de marajás, empolgando o país com uma campanha de moralização dos 2 

costumes e prometendo regenerar a vida pública brasileira, marcada pela 3 

corrupção, pelo clientelismo e pela impunidade. Collor não honrou tal compromisso 4 

e comprometeu toda a sua plataforma de governo. Por essa razão o JORNAL DO 5 

BRASIL retirou seu apoio ao presidente, nesta hora de definição inapelável.[...] 6 

A defesa não veio. [...] Nada do que Collor disse até agora ajuda a identificar os 7 

fantasmas que andaram engordando a sua conta bancária, vestindo a primeira-8 

dama e refazendo seus jardins miríficos. 9 

Em face de tudo isso, e em nome dos mais altos interesses da nação, o JORNAL DO 10 

BRASIL espera que os congressistas sejam fiéis ao sentimento geral do povo 11 

brasileiro e votem pela admissibilidade do processo de impeachment do presidente 12 

da República [...] (ACERVO/CPDOC JB, Jornal do Brasil, “Razões para o sim”, 13 

29/9/1992: 1, grifo do jornal). 14 

 

Assim como a FSP, o JB também defendeu o impeachment. O último jornal ressalta a 

traição da imagem moralizadora de Collor, que foi propagada na campanha presidencial 



5 

(linhas 1-6), dá detalhes do favorecimento pessoal do presidente com o esquema de corrupção 

(linhas 7-9) e pressiona os deputados com a afirmação de que o impeachment é o anseio geral 

do país (linhas 10-13). 

O editorial publicado pelo jornal O Estado de São Paulo (OESP) no mesmo dia, 

“Respeitar a Constituição”, foi impresso na página 3 do caderno principal, dedicada a textos 

opinativos. A seguir, um excerto do texto: 

 

[...] Se qualquer um de nós ceder à paixão e permitir que sua vontade – a favor ou 1 

contra a permanência do presidente da República em suas funções – se sobreponha 2 

àquilo que estabelece a Constituição, estaremos [...] caminhando para o 3 

desconhecido [...]  4 

A Carta Magna é clara [...] apenas dois terços (nenhum voto menos) dos 5 

integrantes da Câmara dos Deputados podem autorizar o processo [...] 6 

Fomos e continuamos sendo a favor da renúncia do presidente da República. Acima 7 

de tudo, porém, quando vozes à esquerda e a direita ameaçam com o pior, é 8 

indispensável lembrar a todos que ou se respeita a Constituição ou se abre caminho 9 

para o arbítrio, cujas consequências todos sabemos. (AGÊNCIA ESTADO, O 10 

Estado de S. Paulo, “Respeitar a constituição”, 29/9/1992: 3, grifo do jornal). 11 

 

OESP defendeu a renúncia do presidente (linha 7), mas a preocupação central do texto 

é a manutenção da ordem institucional, que estaria ameaçada tanto pelos favoráveis quanto 

pelos contrários ao impeachment (linhas 1-4 e 7-8). Destaca-se a expressão “nenhum voto a 

menos” (linha 5), originalmente grifada em itálico, que se antecipa a possibilidade de faltar 

votos pelo impeachment. O jornal teme que a grande expectativa pelo afastamento se 

transforme em uma ruptura com a Constituição, a frase final do texto remete a experiência da 

ditadura, que poderia voltar como consequência dessa ruptura (linhas 7-11). 

O Globo não publicou nenhum editorial institucional posicionando-se sobre o 

afastamento do presidente no dia da votação dos deputados, embora ela tenha tido ampla 

repercussão na edição impressa naquele dia. Na página que abrigava diariamente os editoriais 

institucionais, a página 6 do caderno principal, foi publicado o texto “Avanço para o trem” 

que apoiava os planos do governo de privatizar a empresa estatal Rede Ferroviária Federal. 

No dia seguinte, com o afastamento de Collor aprovado, o jornal publicou o editorial 

“Renúncia, agora”, excepcionalmente na capa. Abaixo, seguem excertos do texto:  

 



6 

[...] Por mais que o Brasil deseje se livrar do pesadelo e voltar a trabalhar em paz, 1 

a interinidade criará para o Executivo constrangimentos talvez insuperáveis, tanto 2 

no planejamento de políticas de longo prazo como na tomada de iniciativas que 3 

exijam mobilização da opinião pública. Em seis meses nessa situação, para falar 4 

apenas no problema mais imediato e mais dramático, seria particularmente árduo 5 

sustentar o frágil controle que as autoridades econômicas hoje mantêm sobre a 6 

inflação. 7 

Neste momento, Fernando Collor talvez tenha uma última oportunidade de, por um 8 

gesto seu, que comece e termine na sua vontade pessoal, fazer algo pelo seu país, e 9 

tomar a decisão pela qual será lembrado. 10 

Chegou para ele a hora do ato politicamente mais inteligente, da defesa mais 11 

realista, da demonstração insofismável de patriotismo: a renúncia 12 

É a hora de Fernando Collor dizer ao Brasil, com a eloquência de um gesto 13 

histórico, que não fará dele o alvo de suas frustrações, nem a vítima de seu 14 

ressentimento (AGÊNCIA O GLOBO, O Globo, “Renúncia, agora”, 30/9/1992: 1).15 

 

O texto se volta para o mandato de Itamar Franco: sua duração seria de seis meses com 

a possibilidade de extensão para mais de dois anos, até o final de 1994, caso Collor fosse 

impedido no julgamento que iria ser realizado pelo Senado. O jornal considera inviável a boa 

condução do governo de Itamar com apenas seis meses de duração (linhas 1-7) e pede a 

renúncia de Collor, que daria ao novo presidente o tempo suficiente para planejar ações de 

governo, sobretudo para combater a inflação. Ao pedir este gesto, O Globo utiliza palavras 

que colocam o foco nas qualidades do presidente (“inteligente”, “realista”, “patriota”) e no 

altruísmo de tomar uma atitude voltada para o país e a história (linhas 11-15). 

Os excertos mostraram posições diversas entre os jornais. Dois deles foram favoráveis 

à aprovação do impeachment, a FSP e o JB, ambos com textos na capa que deram mais 

destaque à sua posição. A FSP foi mais contundente em sua defesa, usou palavras duras e 

afirmou a condenação do presidente pela sociedade. O JB declarou a alteração da sua posição 

de apoio ao presidente, que se encontrara em editoriais passados. Em contraste, o OESP foi 

favorável à renúncia de Collor e preferiu a continuidade da ordem constitucional ao 

afastamento do presidente. Mais próximo de Collor do que OESP foi o jornal O Globo, que 

não emitiu uma opinião oficial no dia da votação e, no da seguinte, confiou nas suas 

qualidades ao sugerir a renúncia pelos interesses do país. 

O presente artigo passa agora a se deter sobre os editoriais acerca do programa de 

governo de Collor. Dois excertos mostram a posição da FSP: o primeiro pertence ao texto “A 



7 

lição do impeachment”, publicado na página 2, espaço voltado a textos opinativos, no dia 

seguinte a votação dos deputados; e o segundo faz parte do texto “Carta aberta ao sr. 

presidente da República” assinado por Otávio Frias Filho, diretor de redação e membro da 

família que administra o periódico. Este texto foi publicado excepcionalmente na capa da 

edição de 25 de abril de 1991. A seguir, os excertos: 

 

“[...] o combate desses males [recessão e inflação] não poderá ser feito em prejuízo 1 

do programa de abertura e modernização da economia, hoje um consenso na 2 

opinião pública; cumpre agora pô-lo em prática, no contexto de uma profunda 3 

reforma do Estado. [...] (FOLHAPRESS, Folha de S. Paulo, “A lição do 4 

Impeachment”, 30/9/1992: 2).5 

 

[... com relação] à privatização, à redução da máquina do Estado, à luta contra as 1 

desigualdades sociais e regionais, à modernização tecnológica, ao combate contra 2 

a economia de cartório e à integração do Brasil nos quadros do mercado 3 

internacional [...] há mais convergência do que divergência entre as posições do 4 

jornal e aquelas que o sr. vem programando. O problema é o abismo que se abre 5 

entre o que o sr. diz e o que o seu governo faz, entre o liberalismo da retórica e a 6 

selvageria da ação [...] (FOLHAPRESS, Folha de S. Paulo, “Carta aberta ao sr. 7 

presidente da República”, 25/4/1991: 1). 8 

 

O primeiro editorial cobra do novo presidente, Itamar Franco, políticas visando a 

“abertura da economia”, e a “reforma do Estado”, legitimadas pelo apoio geral da sociedade. 

O segundo detalha as medidas que a FSP apoia (linhas 1-4) e explicita que o jornal defende o 

programa do governo, mas pondera que o presidente não o realizava (linhas 4-8). 

O JB tratou da agenda do governo federal no mesmo texto já abordado, “Razões para o 

sim”, de 29 de setembro de 1992, como se observa no trecho abaixo: 

 

[...] Desde a campanha, o presidente sustentou, politicamente, o ideário social-1 

liberal, com o qual o JORNAL DO BRASIL sempre se identificou, rejeitando o 2 

liberalismo ornamental dos oligarcas e a estatocracia dos partidários da 3 

modernização autoritária. Apoiamos, portanto, o projeto de uma economia de 4 

mercado, democrática e transparente, capaz de revigorar a autonomia das forças 5 

sociais perante o Estado. 6 

Economicamente, Fernando Collor empunhou no governo as bandeiras corretas da 7 

livre-empresa, da liberdade do comércio exterior, da privatização, da 8 



8 

competitividade, e do abandono das muletas do protecionismo. De olho nos direitos 9 

do contribuinte e do consumidor, o JORNAL DO BRASIL defendeu que a nossa 10 

economia precisava, para lá da estabilidade, sofrer um enérgico processo de 11 

desregulamentação [...] (ACERVO/CPDOC JB, Jornal do Brasil, “Razões para o 12 

sim”, 29/9/1992: 1, grifo do jornal). 13 

 

O jornal defende os valores da democracia e da economia de mercado (linhas 3-5) e as 

seguintes medidas econômicas: privatização, retirada de políticas protecionistas e 

desregulamentação (linhas 7-12). Tais políticas são muito semelhantes às defendidas pela FSP 

ao falar em “redução da máquina do Estado”, integração ao mercado internacional e oposição 

à “economia de cartório”, o que corresponde à desregulamentação. 

A seguir, o excerto de OESP, parte do texto “Sentido de uma votação”, que foi 

publicado na página 3 do caderno principal, no dia seguinte ao afastamento de Collor: 

 

[...] o Brasil, tendo perdido a grande oportunidade histórica que se abrira de 1 

reconstruir o Estado, modernizar a economia, abrir os canais de ascensão social 2 

aos jovens e incorporar-se ao Primeiro Mundo, se vê forçado a refazer os caminhos 3 

de sempre à procura de sua redenção, frustrado que foi o ideal da campanha de 4 

1989. 5 

[...] A Nação, traída mais uma vez, demonstrou que sabe escolher quando lhe é 6 

dada a oportunidade: a vontade do povo nunca erra. Ela não errou ao escolher um 7 

jovem para representar uma nação de jovens: alguém que prometia a reforma do 8 

Estado e a modernização da sociedade [...] O povo não errou, foi traído pela cobiça 9 

de alguns poucos, pela cumplicidade de muitos [...] (AGÊNCIA ESTADO, O 10 

Estado de S. Paulo, “Sentido de uma votação”, 29/9/1992: 3).11 

 

OESP lamenta o desfecho do mandato de Collor e a chance perdida de colocar em 

prática o programa que o elegeu (linhas 1-5). Evoca as imagens de juventude e novidade para 

elogiar tal programa (linhas 7-9), oposto aos caminhos tradicionais da política brasileira 

(linhas 3-5). O editorial defende ideias presentes nos outros textos analisados, como 

“modernizar a economia” e “ reconstruir o Estado”. 

O excerto escolhido do jornal O Globo faz parte do mesmo texto já utilizado, 

“Renúncia, agora”: 

 



9 

[...] Em dois anos, um novo governo, se contar com o senso de dever e a visão 1 

histórica do Congresso e dos partidos, poderá conduzir o país no caminho da 2 

modernização – cumprindo a promessa que levou Collor ao poder. 3 

Mas será quase impossível alcançar tal resultado enquanto o país e seus homens 4 

públicos estiverem ocupados com uma disputa pelo poder, ante a perplexidade da 5 

sociedade brasileira e a cautela da comunidade internacional [...].(AGÊNCIA O 6 

GLOBO, O Globo, “Renúncia, agora”, 30/9/1992: 1).7 

 

O texto defende a continuidade das propostas políticas de Collor no Governo Itamar 

Franco, identificando-a com o conceito de moderno (linhas 1-3), assim como os outros 

jornais. O Globo interpreta essa agenda como uma necessidade histórica (linhas 1-2), que está 

acima da disputa de poder entre os grupos políticos (linhas 4-6). Um editorial anterior, “O que 

não muda”, impresso no dia 1 de setembro de 1992, associa a noção de modernidade com a 

reforma do Estado, a abertura aos investimentos do capital externo e o liberalismo. 

A observação dos editoriais mostrou uma unanimidade dos jornais em favor do 

programa de governo, especialmente em relação às medidas: redução da máquina pública, 

privatizações de empresas estatais, liberdade para o comércio e o fluxo de capitais 

internacionais, fim do protecionismo e desregulamentação da economia. Esta unanimidade 

não é simétrica à posição em relação ao afastamento de Collor: a FSP e o JB defenderam o 

impeachment, enquanto OESP apoiou a renúncia do presidente e O Globo só se posicionou 

após a votação dos deputados. Assim, havia resistências em alguns jornais à figura política de 

Collor, embora ocorresse o apoio de todos à agenda que ele representava. 

 

Interesses empresariais e relações dos jornais com Collor 

 

Para compreender as razões desta conjuntura em que havia apoio à agenda do governo 

sem o mesmo ocorrer em relação ao personagem político que o liderava, observou-se as suas 

medidas econômicas e a reação dos jornais a elas; os gastos com publicidade estatal na grande 

imprensa e os investimentos dos grandes grupos de mídia nos anos 1980 e 1990. Tomou-se 

como pressuposto que as denúncias de corrupção por si mesmas são insuficientes para 

explicar o apoio dos jornais para o impeachment ou a renúncia do presidente (SALLUM JR; 

CASARÕES, 2011: 164). 



10 

Antes da posse de Collor, havia boa expectativa na grande imprensa acerca das 

medidas anunciadas para combater a inflação: política monetária recessiva, liberalização de 

preços e salários, reforma administrativa do Estado, através da diminuição do número de 

ministérios e de funcionários públicos, e privatização de empresas estatais, com o uso de 

títulos da dívida pública pelos compradores (LATTMAN-WELTMAN, 1994: 47-60). No 

entanto, o governo fracassou na realização da maior parte dessas políticas. 

Com o objetivo de combater a inflação, foi lançado o Plano Collor I em março de 

1990. Ele alterou a moeda de cruzado para cruzeiro, em regime de câmbio flutuante, e 

confiscou fundos das contas bancárias: os saques das contas correntes e poupanças foram 

limitados a, no máximo, 50 mil cruzeiros e os saques da aplicação financeira overnight a 25 

mil cruzeiros, ficando os fundos restantes retidos no Banco Central. Porém, os índices de 

inflação só caíram nos primeiros meses, se aproximando de 20% ao mês em dezembro de 

1990. 

O fracasso do plano foi agravado pela manutenção de juros altos, resultando em um 

encolhimento de 4,3% do Produto Interno Bruto, a maior recessão desde a Segunda Guerra 

Mundial. A crise afetou os grupos de mídia, como se percebe no caso do Grupo Folha em que 

houve queda de faturamento. Ele foi estimado em R$ 293 milhões em 1989 e caiu para R$ 

276 milhões em 1990, sendo que o resultado de 1989 só foi superado em 1992 (FOLHA DE 

S. PAULO, 2002). 

O governo também fracassou na tentativa de liberalizar preços e salários. Durante o 

ano de 1990, a indexação salarial deixou de ocorrer e foram desregulamentados os preços de 

combustíveis, remédios, transportes, máquinas agrícolas, alimentos, etc. Contudo, em 31 de 

janeiro de 1991, foi lançado o Plano Collor II que reajustou e congelou preços e salários, 

desvalorizando os últimos, visando deter a inflação. O único dos grandes jornais a apoiar esse 

plano foi o JB, que divulgou uma entrevista com o presidente no dia 3 de fevereiro de 1991. 

As medidas mais elogiadas pelos grandes jornais foram as privatizações, a redução de 

gastos públicos e o fim de políticas protecionistas, como, por exemplo, a reserva de mercado 

para produtos nacionais de informática, extinta em 1991. O governo federal diminuiu o 

número de ministérios para doze, vendeu mansões e carros oficiais, extinguiu 24 instituições 

estatais e autárquicas, como o Instituto do Açúcar e do Álcool e o Instituto Brasileiro do Café, 

e criou metas para demissão de funcionários públicos e redução de salários. 



11 

O Programa Nacional de Desestatização iniciou-se com o leilão da empresa 

siderúrgica USIMINAS, em outubro de 1991. Até sofrer o impeachment, Collor privatizou 

mais doze empresas: as siderúrgicas, Companhia Siderúrgica do Nordeste (COSINOR), 

COSINOR Distribuidora, Companhia Siderúrgica de Tubarão e Aços Finos Piratini; as 

mineradoras Álcalis do Rio Grande do Norte e Companhia Nacional de Álcalis; as 

petroquímicas Petroflex e Companhia Petroquímica do Sul; do ramo de fertilizantes, 

Fertilizantes Fosfatados S.A.; de aviação, a Companhia Eletromecânica CELMA; e ligadas 

aos transportes, a Material Ferroviário S/A e Serviço de Navegação da Bacia do Prata S.A. 

(MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, 2011). O Globo, OESP, FSP e JB foram favoráveis 

às vendas e publicaram textos pressionando pela privatização de outras empresas como 

Embraer, Telebrás e Companhia Siderúrgica Nacional. 

 Mas, de forma geral, a cobertura da grande imprensa era crítica ao governo. Após o 

Plano Collor II, os jornais se aproximaram da burguesia industrial ao criticar a alta dos juros e 

a regulação de preços e salários. Além disso, desde junho de 1990, eles publicaram uma série 

de denúncias de irregularidades cometidas por membros do governo: contratações de 

empresas sem licitação, tráfico de influência em operações realizadas pela Petrobrás, compras 

superfaturadas, etc. (LATTMAN-WELTMAN, 1994: 81-96). Uma das explicações para a 

divulgação dessas denúncias foi o impacto inédito do Plano Collor I nas finanças privadas. 

Trabalhadores perderam rendimentos dos seus Fundos de Garantia do Tempo de Serviço, 

empresas deixaram de contratar, pessoas que haviam vendido bens, como casas ou carros, 

ficaram sem dinheiro algum, entre outros prejuízos. Na seção de correspondências de leitores 

da revista Veja, surgiram histórias de pessoas atingidas pelo plano que beiravam o suicídio 

(KUCINSKI, 1998: 173). Com o retorno da inflação, consolidou-se uma antipatia contra o 

presidente em um público de classe média, que era consumidor dos grandes jornais e revistas. 

Collor teve uma relação bastante conflituosa com a FSP, o que pode ser relacionado 

com o seu apoio ao impeachment. O jornal sofreu uma operação da Polícia Federal nos 

primeiros dias do mandato, em 23 de março de 1990, acusado de irregularidades na conversão 

da moeda para o cruzeiro em faturas publicitárias. A FSP tomou a operação como retaliação 

aos textos críticos à candidatura de Collor, publicados antes do primeiro turno da eleição de 

1989. O jornal criticou a operação, chamada de invasão em várias manchetes e textos 

jornalísticos, onde o presidente foi comparado aos ditadores Mussolini e Ceausescu. 



12 

Em julho de 1990, o repórter Gustavo Krieger revelou a contratação sem licitação das 

agências publicitárias Setembro e Giovanni Associados, que haviam trabalhado na campanha 

eleitoral de Collor, para realizar campanhas para a Petrobrás, Caixa Econômica Federal, 

Receita Federal, Banco do Brasil e a publicidade do Plano Collor (CONTI, 1999: 336; 

LATTMAN-WELTMAN, 1994: 82). O presidente reagiu processando Krieger, Otavio Frias 

Filho e mais dois jornalistas da FSP por calúnia. O processo de um presidente em exercício 

contra jornalistas era inédito na história brasileira; o resultado foi a absolvição deles, em 

janeiro de 1992. O texto citado anteriormente, “Carta aberta ao sr. presidente da República”, 

de 25 de abril de 1991, foi escrito no contexto da disputa judicial. 

Já a relação do presidente com o Grupo Globo era de proximidade, como indicou a 

ausência de críticas no editorial “Renúncia, agora”. A família de Collor controla, até os dias 

correntes, um grupo de mídia alagoano, a Organização Arnon de Mello (OAM), que possui 

um canal de televisão retransmissor da Rede Globo. Em 1978, Leopoldo Collor, irmão do 

presidente, dirigiu a Globo Nordeste, que retransmite a mesma rede em Pernambuco. 

Outro elemento que vincula governo e imprensa é o investimento em publicidade de 

órgãos estatais nos jornais e revistas, que caiu no mandato de Collor: a verba do Banco do 

Brasil diminuiu de US$ 41 milhões, em 1989, para US$ 6 milhões, no ano seguinte e a da 

Caixa Econômica Federal, caiu de US$ 32 milhões para US$ 12 milhões. A redução teve 

maior impacto em empresas em dificuldades financeiras como o JB e o Grupo Manchete. 

Além disso, a liberação dos contratos de publicidade foi centralizada em um secretário de 

Collor, Cláudio Vieira, que pressionava imprensa. Um exemplo é a afirmação de Vieira para 

Domingo Alzugaray, proprietário do Grupo Três, que controla a revista Isto É, de que ela não 

recebia anúncios ligados ao governo federal devido a sua atuação crítica a ele (CONTI, 1999).  

Essa condução do investimento em publicidade pode ser utilizada como hipótese para 

explicar a alteração de posição do JB, se for considerado o quanto ele recebia de verba 

publicitária federal e qual a representatividade dela para o seu faturamento. A pressão da FSP 

e de OESP pela saída de Collor também pode ser associada a um anseio geral dos grandes 

veículos de imprensa pela alteração da gestão das verbas publicitárias. 

Em um contexto mais amplo, a imprensa passou por um processo de modernização e 

diversificação de investimentos nos anos 1980 e 1990, cuja resultante é a aproximação dela ao 

capital internacional e o interesse em medidas neoliberais. Na primeira década, houve a 

introdução do uso de computadores nas redações, o que correspondeu à demanda pelo fim da 



13 

reserva de mercado para produtos de informática fabricados no Brasil. Assim, as máquinas de 

escrever foram substituídas, o que adiantou o fechamento das edições e eliminou vários 

intermediários entre o repórter e a impressão, cuja conexão pelo computador passou a ser 

instantânea. Em 1982, o primeiro grande veículo a introduzir os computadores foi a FSP, 

acarretando na demissão de 73 revisores em um ano. Outra mudança técnica foi o uso de 

cores em edições corriqueiras, um dos pioneiros nessa transformação foi OESP, em 1991. 

Após o mandato de Collor, aconteceu um forte investimento em outros setores da 

economia. Houve a criação de jornais on-line para emissão imediata de informações na 

internet; o pioneiro foi o JB que criou seu site em 1995. O Grupo Folha investiu em um 

provedor de acesso à internet (ramo do qual iria se retirar em 2000) e em um portal de 

conteúdo, o Universo Online (UOL), também criado em 1995. Ainda ocorreu o investimento 

dos grupos Globo e Abril na venda de televisão por assinatura. O primeiro criou com esse 

objetivo a empresa NET, onde tornou-se sócio do grupo mexicano Telmex, e investiu na 

empresa Sky, onde é sócio do conglomerado norte-americano News Corporation. A Abril 

constituiu a empresa TVA, que não foi bem-sucedida (CAMARGO, 2008: 274). 

A ligação com o capital internacional também foi realizada pelos grupos Abril, Folha e 

OESP. O Grupo Abril vendeu suas ações a um fundo norte-americano de investimento, 

administrado pela Capital Internacional Inc., e ao grupo sul-africano de mídia Naspers. O 

Grupo Folha vinculou-se à empresa Quad/Graphics USA para criar a indústria gráfica Plural, 

em 1996 (PLURAL INDÚSTRIA GRÁFICA, [20--?]), e vendeu parte das ações do UOL para 

a empresa portuguesa Portugal Telecom (VILAMÉA, 2008), que retirou-se do negócio em 

2010. 

Também deve ser citada a participação dos grupos OESP e Globo nos leilões de 

bandas de telefonia celular e do sistema Telebrás em 1997 e 1998, respectivamente. O 

primeiro juntou-se ao Banco Safra, à empresa brasileira Splice Telecom e à americana Bell 

South, integrante do grupo AT & T, e fundou a BCP, que comprou os direitos de telefonia 

celular para o serviço de banda digital na cidade de São Paulo e no Nordeste, em 1997. O 

Grupo Globo, em consórcio com a companhia italiana Telecom Itália Mobile (TIM), o banco 

Bradesco e a empresa nacional Vicunha Telecomunicações, adquiriu os mesmos direitos para 

o estado de Minas Gerais, além de adquirir ações da TeleSul celular (NOVAES, [199-?]).  

O processo de modernização acarretou na criação de dívidas que levou três famílias a 

vender os veículos de mídia de que eram proprietárias, no início dos anos 2000: os Bloch, 



14 

donos da TV Manchete e das revistas Manchete, Fatos & Fotos e Pais & Filhos; os 

Nascimento Brito, antigos donos do JB (que deixou de circular impresso em 2010, 

permanecendo como jornal on-line); e a família Levy, proprietária da Gazeta Mercantil. A 

família Mesquita também se retirou da administração do Grupo OESP, mantendo o controle 

sobre a linha editorial dos jornais (Jornal da Tarde e OESP). Estas transformações tornaram 

mais fechado o controle do mercado de mídia nacional, dominado pelo último grupo e outros 

seis, ligados a seis famílias: Abravanel (SBT), Civita (Abril), Frias (FSP), Marinho (Globo), 

Saad (Bandeirantes) e Sirotsky (Rede Brasil Sul, RBS). 

 

Considerações Finais 

 

A singular composição entre o apoio geral dos jornais à agenda de Collor e a oposição 

de parte deles a sua liderança política pode ser explicada em parte pelo corte de investimentos 

publicitários e pela relação específica do presidente com os veículos, como o exemplo 

conflituoso com a FSP. 

No entanto, o fator determinante para o alinhamento dos jornais com a agenda 

neoliberal é o processo de investimento em novos negócios e de endividamento que tornou 

ainda mais apertada a ligação entre as empresas de mídia brasileiras e o capital internacional, 

na forma de investidores e de anunciantes: “Não se trata apenas daquilo que os anunciantes 

supostamente obrigam a dizer, mas que anunciantes e veículos tem necessidades comuns a 

construir e preservar” (SILVA, 2005: 40). A afirmação de Silva pode ser estendida aos 

investidores. A defesa pelos editoriais das privatizações, da retirada de medidas protecionistas 

e da liberalização de preços e salários está sintonizada aos próprios interesses empresariais 

dos grupos de mídia e aos interesses dos conglomerados internacionais que passaram a 

investir e anunciar em maior escala nos jornais, rádios e televisões destes grupos. 

Resta uma questão em aberto que é explicar a necessidade de trocar o presidente e o 

grupo político que o cerca para manter a agenda neoliberal. Embora este artigo não tenha 

elementos suficientes para responder a essa pergunta, o fracasso de Collor em aplicar boa 

parte das medidas econômicas anunciadas antes da sua posse pode evidenciar que ele não foi 

bem sucedido em construir um acordo dentro dos diversos interesses da burguesia em torno 

do seu programa neoliberal. Como já foi relatado, havia grande discordância entre setores da 

indústria nacional e da produção agropecuária, favorecidos com os subsídios e as reservas de 



15 

mercado, e parte do empresariado mais próxima do capital internacional, como o setor 

financeiro e a grande mídia, simpáticos ao neoliberalismo.  

No período seguinte ao impeachment, com a criação do Plano Real e a eleição de 

Fernando Henrique Cardoso, os diversos interesses da burguesia foram reconciliados em 

torno de um outro programa neoliberal. Questões para futuras pesquisas seriam quais 

transformações dentro da agenda neoliberal tornaram a reconciliação possível e como elas se 

relacionam com o fato do Plano Real ter sido bem sucedido no combate a inflação. 

 

Referências Bibliográficas 

 

ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. História de uma década quase perdida. PT, CUT, Crise 

e Democracia no Brasil: 1979-1989. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. 

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). 

Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e 

Terra, 1995. p. 9-23. 

CAMARGO, Cláudio. O Meio é a Mensagem: A Globalização da Mídia. In: LUCCA, Tania 

Regina; MARTINS, Ana Luíza. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 

2008. 

DREIFUSS, René. O Jogo da Direita: na Nova República. Petrópolis: Vozes, 1989. 

FOLHA DE S. PAULO; PATURY, Felipe. Jornal cresce e se torna grupo de mídia. 2002. IN: 

FOLHA ONLINE. Folha de S. Paulo 80 anos: Tudo sobre a Folha. Disponível em 

<http://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/grupo_folha.shtml>. Acesso em: 20 fev. 2015.  

FRANÇA, Vinícius Sales do Nascimento. A Folha de S. Paulo e os protestos pelo 

impeachment de Collor. 2015. 102f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade 

de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. 

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 

KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro. 

São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1998. 

LATTMAN-WELTMAN, Fernando. A Imprensa faz e desfaz um presidente: o papel da 

imprensa na ascensão e queda do fenômeno Collor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. 

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (MPOG). Empresas 

estatais federais privatizadas desde 1990. [20--?] IN: Sítio institucional do MPOG na internet.  



16 

Disponível em: < http://www.planejamento.gov.br/marcella/dest-1/empresas-

estatais/univest_privatizadas.pdf >. Acesso em: 20 fev. 2015. 

NOVAES, Ana. Privatização do setor de Telecomunicações no Brasil. [199-?]. IN: BANCO 

NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Sítio 

institucional do BNDES na internet. Disponível em: 

<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhe

cimento/ocde/ocde05.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2015. 

PLURAL INDÚSTRIA GRÁFICA (Plural). Histórico. IN: Sítio institucional da Plural na 

internet. Disponível em: <http://www.plural.com.br/historico.php>.  

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: No loop da montanha russa. São 

Paulo: Companhia das Letras, 2001. 

SILVA, Carla Luciana. VEJA: O indispensável partido neoliberal. Tese (Doutorado em 

História Moderna e Contemporânea) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 

Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Niterói, 2005. 

Disponível em: <http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/08/Veja-Carla-Silva.pdf>. 

Acesso em 1 mar. 2014. 

VILLAMÉA, Luíza. Revolução Tecnológica e Reviravolta Política. IN: LUCCA, Tania 

Regina; MARTINS, Ana Luíza. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 

2008. 


