
ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

A formação da TV no Paraná: notas e avaliações da imprensa (1954-1964) 
 

Osmani Ferreira da Costa* 
                                              
Resumo: Em 1954, foi criado em Curitiba o movimento pró-televisão e aprovado o estatuto 
da Rádio Televisão Paraná, sob coordenação de Raul Vaz. A partir daquele ano, o grupo 
realizou transmissões experimentais de TV na capital e em cidades do interior. De 1957 a 59, 
houve divisão entre as lideranças do movimento e surgiu outro grupo liderado por Nagibe 
Chede, que inaugurou em outubro de 1960 a TV Paranaense, primeira no Sul do Brasil. Em 
dezembro do mesmo ano, aquele grupo pioneiro, ligado a Assis Chateaubriand, colocou no ar 
a TV Paraná. Outro grupo, tendo à frente também Chateaubriand, pôs em funcionamento, em 
setembro de 1963, a TV Coroados de Londrina. O objetivo desta comunicação é apresentar 
uma análise histórica de como dois jornais – Gazeta do Povo e Folha de Londrina – 
registraram a primeira década da televisão no estado, buscando compreender as relações deles 
com as nascentes TVs e seus grupos diretivos.  
 
Palavras-Chave: Televisão; Imprensa; Paraná.  
 
 
Abstract: In 1954 in Curitiba, a movement pro television was set up and the statute law of 
Rádio Televisão Paraná, ruled by Raul Vaz, was approved. From that year on, this team 
accomplished experimental TV transmissions not only in the capital of Paraná itself, but also 
in other cities and towns throughout the state. From 1957 to 1959 the movement leaders split, 
bringing out another team, now led by Nagibe Chede, who opened TV Paranaense, the first 
one in the south of Brasil, in October 1960. Later, in December of that year, the same pioneer 
group, which had a connection with Assis Chateaubriand, started operating TV Paraná. 
Another group, also led by Chateaubriand, started operating TV Coroados, in Londrina in 
1963. This paper aims to present a historical analysis of how two newspapers – Gazeta do 
Povo and Folha de Londrina – registered the first decade of television broadcast in the state of 
Paraná, attempting to undestand the relationship between both newspapers and the newly 
opened TV stations and their board of directors. 
 
Keywords: Television; Press; Paraná. 

 

 

       Oito de janeiro de 1954 pode ser considerado o primeiro dia da história da televisão (TV) 

no Paraná. Nele, foi aprovado o Manifesto da Rádio Televisão Paraná S.A., com o projeto dos 

estatutos daquela sociedade, presidida por seu incorporador fundador Raul Vaz. O documento 

foi publicado na íntegra, em anúncio de página inteira, no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, 

nos dias 14, 15 e 16 de janeiro daquele ano1. Apesar do anúncio, o jornal nada noticiou sobre 

o fato naquele mês e nem nos seguintes. Em 1953, quando possivelmente tenham sido 

                                                 
* O autor é doutorando em História na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis, sob 

orientação do professor Dr. Áureo Busetto; e professor de Comunicação/Jornalismo na Universidade Estadual 
de Londrina (UEL); osmanicosta@uel.br. 

1 O mesmo anúncio pago foi publicado naquelas datas, respectivamente, nas páginas 7, 7 e 13. 

1 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

realizadas reuniões preparatórias para a organização do movimento que se auto-intitulava 

``Pró-televisão no Paraná´´, também nenhuma notícia a respeito fora publicada na Gazeta2. 

       Em 5 de fevereiro de 1954, ocorreu a primeira publicação de notícia sobre a possibilidade 

da implantação de emissora de TV no interior do Paraná, no jornal Folha de Londrina3. Nela, 

especulava-se sobre a informação – dada por ``fontes autorizadas´´ – de que haveria a 

concessão de 2 canais de TV para breve instalação em Londrina. Ao final da nota o colunista, 

que assinava sob o pseudônimo ``Radialino´´, comentava: ``Não somos, entretanto dos mais 

otimistas quanto a essa possível realização. Temos que atingir, primeiro, um período de real 

maturidade radiofônica, para fazermos jús a tal conquista.´´4 

       Esta comunicação é o resultado parcial da primeira fase de pesquisas que desenvolvo em 

meu projeto de doutorado, cujo título provisório é ``Uma história política da televisão no 

Paraná (1954-1984) – Estudo das relações público-privadas na formação de três redes 

regionais de emissoras´´. Nesta fase, optei por utilizar como fontes os jornais Gazeta e Folha5 

porque ambos eram os mais importantes diários de suas respectivas cidades e regiões, naquela 

primeira década da TV no estado6. Para fazer uso destes jornais7 como base de minha análise 

historiográfica foram levadas em consideração, predominantemente, as orientações 

metodológicas indicadas pelos pesquisadores Áureo Busetto e Tania Regina de Luca8.     

 

CURITIBA, LONDRINA E OS JORNAIS EM 1954 

       Para que o advento da televisão no Paraná e suas implicações sejam melhores entendidos, 

é importante contextualizar as cidades que contariam com as primeiras emissoras. Curitiba, 

com 261 anos de fundação, tinha em 1954 cerca de 250 mil habitantes; enquanto que em 

                                                 
2  Gazeta será a forma abreviada de referir-me ao diário curitibano Gazeta do Povo, neste texto, para economia 

de espaço.  
3  A nota foi publicada na coluna ``NO MUNDO DO RÁDIO´´, na página 3 da edição daquele dia do então 

único diário de Londrina, cidade localizada no Norte do Paraná, a  390 km da capital Curitiba. 
4  Ao longo deste texto, todas as citações que aparecem entre aspas são cópias fiéis das referidas publicações dos 

jornais utilizados como fontes; significando, portanto, que elas não tiveram a possível atualização ortográfica.  
5  Folha será a forma abreviada de referir-me ao diário londrinense Folha de Londrina, neste texto, para 

economia de espaço.  
6  Nas próximas fases da pesquisa, outros jornais, revistas e documentos serão utilizados como fontes, para que 

seja possível a planejada interpretação historiográfica.  
7  A Gazeta foi pesquisada no acervo da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba, nos meses de março e 

abril de 2009; e a Folha foi pesquisada no acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), 
da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos meses de fevereiro e março de 2009.  

8  Busetto trata do tema no artigo ``A MÍDIA BRASILEIRA COMO OBJETO DA HISTÓRIA POLÍTICA: 
PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FONTES´´, publicado no livro Dimensões da Política na Historiografia, 
organizado por Raphael Nunes Nicoletti Sebrian; e Tania de Luca o faz no texto ``FONTES IMPRESSAS – 
História dos, nos e por meio dos periódicos´´, capítulo do livro Fontes Históricas, organizado por Carla 
Bassanezi Pinsky. 

2 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

Londrina, com 20 anos de fundação, viviam aproximadamente 75 mil pessoas9. Naquele ano, 

a capital contava com 9 salas de cinemas e 7 emissoras de rádio, contra 4 cinemas e apenas 

uma rádio em Londrina. Em Curitiba circulavam além da Gazeta outros 3 jornais diários10; 

em Londrina, somente a Folha era publicado diariamente. 

                                                

       A Gazeta foi lançada em 1919, pelo advogado alagoano Oscar de Plácido e Silva, que a 

dirigiu até de março de 1963. Em 1954, o jornal era standard, impresso em preto e branco e 

contava com 12 páginas divididas em 2 cadernos. A Folha foi fundada pelo empreendedor 

catarinense João Milanez em 1948, e permaneceu sob a direção dele no período desta 

pesquisa. Em 1954, o jornal tinha o formato standard, era impresso em preto e branco, e 

contava com 6 ou 8 páginas, num único caderno. O jornal não era doutrinário; tinha linha 

editorial informativa e não assumia engajamento político. 

       Quase todos os grandes anunciantes daquela época estavam presentes, com as mesmas 

propagandas, nos 2 jornais: Hermes Macedo, Prosdócimo, Banco do Paraná, Nescafé, Jeep 

Willys, cigarros da Souza Cruz e bebidas da Brahma. Eram ainda anunciantes importantes as 

prefeituras de Curitiba e de Londrina, o governo do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado 

(TCE).    

 

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS TIVERAM POUCA VISIBILIDADE 

       Depois das publicações do anúncio da criação da Televisão Paraná em janeiro, a Gazeta 

só voltou a veicular algo sobre a TV local em 10 de agosto de 1954. Foi com o texto 

``Pioneira dos anúncios de televisão em Curitiba´´, na página 3. Tratava-se não de notícia, 

mas de uma propaganda da Propaex, que se auto-intitulava a ``pioneira em anúncios de 

televisão, em nossa Capital.´´ O texto versava sobre ``a recente exibição de televisão, levada a 

efeito em nossa Capital pela Rádio Televisão Paraná S. A.´´, porém não informava mais dados 

daquele fato. E assim terminou o ano de 1954 na Gazeta: nenhuma linha informativa sobre as 

primeiras experiências televisivas ocorridas no Paraná. 

       Na Folha, a coluna ``NO MUNDO DO RÁDIO´´ – que por algumas vezes já dera 

pequenas notas sobre a televisão em São Paulo, no Rio de Janeiro e outros países – informou 

em 28 de abril daquele ano, pela primeira vez, que ``a TV chegará em breve em Curitiba´´. Na 

nota sem título da coluna, publicada na página 3, era demonstrada expectativa quanto ao 

 
9  Os números relativos à população presentes neste texto são baseados em dados disponíveis no site 

www.ibge.gov.br , ou no acervo deste instituto no escritório regional de Curitiba, consultado pelo autor em 6 
de abril de 2009. Os números relativos a emissoras de rádio, outros jornais, salas de cinema e eleitores em 
Curitiba e Londrina foram conseguidos na Gazeta e Folha.      

10 Os três jornais eram O Dia, lançado em 1923, Correio do Paraná, de 1932, e O Estado do Paraná, publicado 
pela primeira vez em 1951. 

3 

http://www.ibge.gov.br/


ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

futuro da televisão no estado: ``Dentro de algum tempo teremos que acrescentar ao título 

desta secção:... e da Televisão. Sim, porque em breve o Paraná contará com mais essa 

importantíssima conquista dos tempos modernos. Curitiba já se prepara para recebe-la e por 

certo o norte paranaense não quererá ficar atráz. (...)´´. 

       Em 16 de maio, na metade superior da página 5, a Folha publicou reportagem assinada 

pela sucursal de Curitiba. O título era ``Depende de vocês a televisão no Paraná´´, frase entre 

aspas porque fora dita pelo engenheiro e diretor da TV Tupi de São Paulo, Mario Alderigbi, 

que estava visitando na capital diretores da futura Televisão Paraná. Na metade inferior da 

página, havia um anúncio assinado pela Rádio Televisão Paraná S/A. Nele, o ``Dr. Raul Vaz, 

incorporador fundador, agradece aos acionistas da televisão, que estão incentivando esse 

grande empreendimento educacional e cultural e concorrendo dessa forma para o 

engrandecimento do Paraná.´´ No rodapé do anúncio, o slogan que seria repetido à exaustão 

nos próximos anos: ``A televisão depende de você... Seja tambem um acionista da Rádio 

Televisão Paraná S/A.´´ O anúncio continha a lista dos 120 primeiros acionistas da empresa. 

Destacava-se nela o nome do advogado Nagibe Chede. Assim como Vaz, Chede era 

conselheiro do TCE; e futuramente romperia com a Televisão Paraná para criar sua própria 

emissora. 

       Na edição de 11 de julho, na página 6 inteira, o jornal veiculou novo material ligado à TV 

no estado. Na metade superior, aparecia uma entrevista produzida pela sucursal de Curitiba, 

sem foto, com o responsável por aquela emissora. O título era: ``Dão maiores dividendos que 

os da industria pesada, os titulos das estações de televisão´´. A linha de apoio ao título, 

anunciava: ``Interessantes declarações do Sr. Raul Vaz à `Folha de Londrina´, em Curitiba´´. 

No texto introdutório à entrevista, o jornalista da Folha comentava: ``(...) É, sem dúvida, a 

televisão, um milagre de técnica que consagra o gênio do homem. (...) Foi com a visão prática 

dos enormes lucros que advêm da aplicação de capitais nesse gênero de negócio, que um 

grupo de capitalistas, tendo à frente o Sr. Raul Vaz, presidente do Tribunal de Contas do 

Paraná, tomou a iniciativa de fundar uma estação televisora, com sede em Curitiba. (...)´´ 

       Na entrevista, Vaz dizia que o capital acionário da TV Paraná seria de CR$ 25 milhões; 

bem acima dos CR$ 15 milhões orçados pela Comissão Técnica de Rádio (CTR)11 como 

necessários para a instalação de uma emissora de televisão. As primeiras experiências de 

transmissões da TV Paraná não foram registradas com exatidão pelos 2 jornais. A Gazeta 

publicou só aquele anúncio da Propaex, em agosto de 1954. Na Folha, elas serviram de tema 

                                                 
11 A CTR, órgão do Ministério da Viação e Obras Públicas, era naquela época a responsável pelos estudos, 

regulamentação e fiscalização de concessões de emissoras de rádio e TV no país. 

4 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

para uma nota sem título da ``NO MUNDO DO RÁDIO´´, em 6 de agosto: ``Após a 

demonstração pública feita pela Rádio Televisão Paraná S.A. (em formação), em Curitiba, 

promoveu aquela emprêsa idêntico espetáculo na cidade de Ponta Grossa. Possivelmente, 

essas demonstrações se estenderão a outras cidades do interior.´´ 

 

ANOS DE EXPECTATIVA E IMPACIÊNCIA: 1955 A 1959 

       A principal novidade da Gazeta em 1955 surgiu dia 1º de abril, na página 2: ``RÁDIO E 

TV´´ era o nome da coluna assinada por um redator que usava o pseudônimo ``Mr. Dial´´. 

Esta coluna inaugural continha 15 notas, nenhuma sobre televisão. Mas, já no dia 2 ela trouxe 

as primeiras notas, sem títulos, sobre TV em Curitiba: A) ``Está paralizado o Departamento 

de Reportagens da Z-9. É como afirmamos: todas as atenções da ``Emissora´´ estão voltadas 

para a TV.´´ ; B) ``E por falar em TV, não gostamos do espetáculo apresentado na Avenida 

João Pessoa na quinta-feira que passou. Pouca nitidez e som que deixou muito a desejar. 

Como experiência, entretanto, aceitável.´´ A emissora Z-9, a que se referia a nota, pertencia 

ao grupo de Chede. Nada havia sido publicado no jornal a respeito daquela transmissão 

experimental da TV Paraná, em 31 de março; nem sequer uma propaganda. 

       Nos últimos meses de 1955 e nos próximos anos, ``RÁDIO E TV´´ não manteve 

regularidade na publicação: às vezes saía dias seguidos, depois passava semanas sem ser 

publicada, e em outro mês voltava a aparecer esporadicamente; sem dia da semana, caderno e 

nem página fixos. Quando era publicada, comumente o colunista perguntava: ``O que é que 

há com a TV de Curitiba?´´ – (12 de outubro) –, e respondia lacônico: ``Nós não sabemos 

cousa alguma a respeito do assunto. Quem sabe?... Nada mais que um silêncio absoluto, 

tétrico mesmo...´´ (23 de outubro). 

       Em 20 de novembro, Mr. Dial voltou ao tema: ``E a TV?... Continuam sem respostas as 

perguntas que dizem respeito à TV local. A última informação que obtivemos, sem carater 

oficial, nos dava conta de mudança radical da alta direção dessa organização. As informações 

adiantam que os novos maiorais estavam empenhados numa verdadeira batalha para 

resolverem de uma vez por todas, todos os problemas. Oxalá isso se concretize, e a resposta 

surja afinal.´´ A referida mudança na direção da TV Paraná, como seria confirmada anos 

depois por outras fontes12, fora a separação de Nagibe Chede da sociedade liderada por Vaz. 

                                                 
12 Tratam deste assunto, ainda que de forma superficial, os livros ``Pequena História de Grandes Talentos – Os 

primeiros passos da Televisão no Paraná´´, de José Jamur Júnior, e ``Ao vivo e sem cores – O nascimento da 
Televisão no Paraná´´, de Renato Mazânek. 

5 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

Chede saiu em busca de organizar sua própria televisão, alegando inconformismo com a 

demora do grupo de Assis Chateaubriand em investir na TV curitibana. 

       Durante os anos de 1956 e 1957, a coluna ``RÁDIO E TV´´ não deu uma única nota sobre 

o projeto de televisão local. Este longo silêncio da Gazeta foi estranho; e pode ter significado 

várias coisas, ter sido causado por diversos motivos e ter tido diferentes objetivos. Nada, 

porém, que tenha sido explicado aos leitores. 

       Depois de quase 28 meses sem nada publicar – teria sido por questões econômicas e/ou 

políticas? –, a Gazeta voltou a citar a TV local em 13 de março de 1958, na ``RÁDIO E TV´´. 

O título da nota era ``Pergunta crônica...´´ e retomava aquela antiga discussão, que encerrara o 

ano de 1955. Em 19 de agosto, a coluna retornou ao assunto. ``TV a vista´´ era o título da 

nota, que tinha o seguinte texto: ``A Organização Nagib Chede, voltando suas vistas à 

televisão paranaense, que de longa data é aguardada pela nossa gente, oferece programas de 

televisão, transmitidos em ``circuito-fechado´´, como aperitivos do que poderá ser a futura 

estação televisora.´´   

       Na Folha, a notícia inaugural sobre televisão em 1955 foi publicada dia 21 de janeiro. 

``Demonstração de TV em Londrina´´, era o título da nota de abertura da coluna ``NO 

MUNDO DO RÁDIO´´. A seguir, parte do texto que anunciou o primeiro funcionamento 

experimental de televisão no Norte do Paraná: ``Promovida pela Rádio Televisão Paraná S.A., 

de Curitiba, será realizada, sábado vindouro em Londrina, uma demonstração pública de 

televisão, devendo ser instalados aparelhos receptores em vários locais, a fim de que a 

população local possa presenciar a essa realização da futura emissora de TV do Paraná. (...)´´. 

       Na edição seguinte, o sábado da demonstração da TV Paraná, a coluna do Radialino deu 

notinha confirmando o ``show´´ que seria apresentado em Londrina, porém sem divulgar o 

local nem outros detalhes. Nos dias e semanas subseqüentes à experiência, a Folha nada 

informou sobre o resultado dela. Depois de meses distante do assunto, a rebatizada ``Coluna 

de Rádio´´ perguntou, em 28 de março de 1957: ``Que tal se um dia pudessemos captar 

televisão em Londrina? As notícias a respeito são alvissareiras, haja vista o plano para 

instalação de uma sub-estação em Curitiba, que funcionaria em combinação com estações de 

São Paulo, proporcionando dest´arte facil sintonização aqui.´´ 

       Em 1958 inteiro, nenhuma notícia foi publicado na Folha sobre televisão no estado. A 

``Coluna de Rádio´´ voltou ao tema em 18 de janeiro de 1959, quando publicou partes de uma 

entrevista de Nagibe Chede no jornal ``O Estado do Paraná´´. Nela, o empresário avaliava que 

o processo de concessão de canal de TV, que requerera havia dois anos, deveria estar em fase 

final no Ministério de Viação e Obras Públicas. Radialino retomou o assunto em 24 de 

6 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

dezembro de1959, para anunciar que a TV Emissora Paranaense seria ``inaugurada na 

primeira quinzena de janeiro próximo´´, tornando-se assim a ``pioneira da televisão não só no 

Paraná, mas no sul do Brasil´´.  

 

CHEGARAM AS TVs, A GAZETA REGISTROU COM INDIFERENÇA 

       No dia 17 de janeiro de 1960, a Gazeta do Povo publicou na página 19 o primeiro 

anúncio da venda de aparelho receptor de TV, da marca Emerson13. Era um bom presságio: 

depois de longa espera, as emissoras de televisão começariam a operar em caráter definitivo 

em Curitiba. A capital tinha naquele ano uma população de 361.821, dez emissoras de rádio, 6 

jornais diários14 e 15 salas de cinema. 

       A chegada da TV, ainda em caráter experimental, tinha gerado mudanças na Gazeta. Em 

24 de março, na página 15, foi publicada pela primeira vez a coluna ``Rádio e TV´´, em 

substituição à antiga coluna ``Rádio´´. Em julho de 1960, começaram a aparecer os anúncios 

de instaladores de antenas nos classificados do jornal. No dia 30 daquele mês, a coluna 

``Notas Sociais´´ divulgou pela primeira vez a programação completa da TV Paranaense, que 

só entrava no ar à noite. 

       A Gazeta não publicou reportagem, comentário, nem sequer uma nota curta sobre as 

inaugurações da TV Paranaense (Canal 12), em 28 de outubro de 1960, e da TV Paraná 

(Canal 6), no dia 19 de dezembro do mesmo ano. A primeira pertencia ao grupo de Chede, e a 

segunda ao grupo de Chateaubriand; ambas haviam tido concessões outorgadas pelo 

presidente da República Juscelino Kubitschek. Em 1961, entretanto, o jornal teve que se 

adequar à existência do novo veículo de comunicação na cidade. Já em 18 de janeiro, na 

página 9, saiu publicado pela primeira vez um quadro com a programação completa das duas 

emissoras locais de TV. Daí em diante, este quadro se tornou diário, ainda que variasse o local 

de publicação. A Gazeta passou a publicar, também diariamente a partir de 20 de janeiro, a 

coluna ``*TV*´´. 

       Em abril, a Gazeta começou a demonstrar preocupação com a concorrência econômica 

que representavam as TVs. O redator responsável pela ``*TV*´´ comentou, na edição do dia 

12, que era ``grande o sucesso de audiência da TV Paranaense – 66%, segundo dados da 

primeira pesquisa do Ibope em Curitiba – e a adesão de anunciantes ao novo meio de 

comunicação´´. A coluna ``*TV*´´ de 13 de agosto informou que o presidente da República, 

                                                 
13 A mesma propaganda do Televisor Emerson, vendido em Curitiba com exclusividade pela Casa Castilho 

Ltda., foi repetida nas edições da Gazeta de 21 e 27 de janeiro de 1960. 
14 Além da Gazeta do Povo, circulavam diariamente em Curitiba, em 1960, os jornais Correio do Paraná, O Dia, 

Diário do Paraná, O Estado do Paraná e a Tribuna do Paraná.  

7 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

Jânio Quadros, por meio de um decreto do Ministério da Justiça, havia outorgado concessão 

ao grupo de Chateaubriand15 para o funcionamento da TV Coroados, em Londrina. Em maio 

de 1962, a TV Paranaense começou a publicar diariamente, na capa da Gazeta, um quadro 

com sua programação completa, sob patrocínio da Âncora Automóveis Ford. A iniciativa de 

marketing foi seguida, a partir de meados de junho, pela TV Paraná, com apoio de Móveis 

Cimo.  

       Na edição de 8 de novembro, a coluna ``Rádio e TV´´ informou que novas emissoras de 

rádio e TV estavam sendo pleiteadas por empresários paranaenses junto ao governo federal; 

uma de televisão pelo empresário Paulo Pimentel16. Em 29 de maio de 1963, a coluna ``Rádio 

e TV´´ começou a ser assinada pelo jornalista Paulo Brasil, que em 5 de junho mudou o nome 

dela para ``Imagem e Som´´. No segundo semestre e, depois em 1964, esta coluna perdeu a 

regularidade; às vezes ficando dias ou semanas sem ser publicada. Em 21 de setembro de 

1963, foi inaugurada em Londrina a TV Coroados. Aquela coluna deu uma notinha sobre a 

``primeira televisão do Norte do Paraná, através do canal 3´´. Não citou sequer o nome da 

nova emissora. 

       Os anúncios com a programação das TVs Paraná e Paranaense seguiram diariamente, na 

capa da Gazeta, nos primeiros meses de 1964. Estes eram a única lembrança de que existiam 

emissoras de televisão em Curitiba, porque sobre elas não eram publicadas notícias e a coluna 

``Imagem e Som´´ simplesmente desapareceu, sem nenhuma explicação. Em 19 de maio 

ressurgiu a antiga coluna ``Rádio-TV´´. Na edição de 5 de julho, mais de dois anos depois de 

suas primeiras publicações, os anúncios com a programação das duas TVs mudaram da capa 

para a página 2, ao lado da coluna ``Rádio-TV´´. 

       Em 2 de agosto daquele ano, a ``Rádio-TV´´ informou que o órgão que cuidava dos 

processos de concessão de canais no recém-instaurado governo militar, o Conselho Nacional 

de Telecomunicações (CNT), estudava a possibilidade de funcionamento de duas novas 

emissoras de televisão em Curitiba, e que ``a disputa por elas é acirrada´´. O colunista voltaria 

ao assunto em setembro e outubro, com notas em que criticava a possibilidade de concessão 

ao grupo de Pimentel.  

                                                 
15 Assis Chateaubriand foi o pioneiro da televisão no Brasil, com a TV Tupi de São Paulo, que começou a operar 

em 1950. Dono dos Diários e Emissoras Associados, o empresário chegou a possuir 90 empresas, entre as 
quais 9 emissoras de TV, 28 de rádio. Mais sobre a vida e obra de Chateaubriand pode ser lido no artigo 
``BATALHAS EM LETRA DE FORMA: CHATÔ, WAINER E LACERDA´´, de Ana Maria de Abreu 
Laurenza, publicado no livro HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL, organizado por Ana Luiza Martins e 
Tania Regina de Luca.    

16 Paulo Pimentel possuía os jornais curitibanos ``O Estado do Paraná´´ e ``Tribuna do Paraná´´; e era naquela 
época secretário estadual da Agricultura do governador Ney Braga, a quem sucedeu no Palácio do Iguaçu. 
Mais sobre Pimentel pode ser encontrado no livro Paulo Pimentel, momento decisivos, de Hugo Sant´Ana.    

8 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

FOLHA RECEBEU COM ENTUSIASMO O ``SÍMBOLO DO PROGRESSO´´ 

       A primeira nota sobre televisão no estado publicada pela Folha, em 1960, saiu no dia 29 

de janeiro, na ``Coluna de Rádio´´. Ela informava que a TV Emissora Paranaense estava em 

funcionamento em caráter experimental e pertencia à Organização Nagibe Chede. Em 29 de 

abril, a ``Coluna de Rádio´´ noticiou sobre o lançamento oficial da TV Coroados, que 

aconteceria dia 2 de maio em Londrina. A festa-show aconteceria no Grêmio Literário e a 

transmissão, em ``circuito-fechado´´, poderia ser assistida em aparelhos televisores instalados 

ao ar livre na Concha Acústica, a cerca de 100 metros de distância do clube. Na edição de 3 

de maio, o espaço assinado pelo Radialino passou a chamar-se ``Coluna de Rádio e TV´´. No 

dia 4, a Folha publicou na capa um anúncio com ¼ de página sobre o lançamento do capital 

social da ``Rádio Televisão Coroados S.A.´´, citada como ligada aos ``Diários e Emissoras 

Associados´´. 

       No mês de outubro, nos dias que antecederam a inauguração da TV Paranaense, a Folha 

não publicou uma linha sobre o evento. Na ``Coluna de Rádio e TV´´ de 1º de novembro, saiu 

uma nota sem título: ``Foi inaugurada, sábado último, a primeira estação de televisão do 

Paraná: TV Paranaense, canal 12. Várias solenidades marcaram o início oficial das 

transmissões da televisora curitibana.´´ Também a inauguração da TV Paraná, em dezembro 

de 1960, não foi divulgada antecipadamente pela Folha. Na edição do dia 30 de dezembro, 

como se o leitor já soubesse do fato, a ``Coluna de Rádio´´ deu esta notinha confusa e sem 

título: ``A TV Paraná, de Curitiba, está com excelente imagem, segundo se informa. Tal é a 

intensidade do sinal que é, inclusive, aconselhado aos telespectadores o uso de antenas 

internas, e não, como é necessário, externamente.´´ 

       No 1º semestre de 1961, a Folha seguiu publicando esporadicamente, na ``Coluna de 

Rádio´´, apenas detalhes das programações das estações de TV de Curitiba, São Paulo e Rio 

de Janeiro. Em 2 de agosto, o colunista começou a demonstrar impaciência com a demora no 

funcionamento da TV Coroados, em uma nota sem título: ``E a televisão? A autorização 

presidencial já foi dada e não se ouve falar mais no assunto.  E a curiosidade pública vai se 

tornando dia a dia maior.´´  Notas com conteúdo semelhante foram publicadas, por Radialino, 

nos últimos meses daquele ano. 

       Igualmente, 1962 foi um ano inteiro de expectativa pela instalação da TV Coroados, na 

Folha, onde a passagem do tempo só fazia aumentar a impaciência e as críticas contra a 

demora na chegada da televisão a Londrina. Depois de meses reclamando do atraso na 

instalação da Coroados, a última coluna do ano, em 30 de dezembro, foi fechada por esta 

9 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

notinha sem título: ``Será que 1963 trará para o público de Londrina e do Norte do Paraná a 

tão desejada emissora de televisão? Tudo pode acontecer, no próximo ano, inclusive isso...´´ 

       O ano de 1963 se iniciou com esta expectativa, que foi confirmada em 21 setembro com a 

inauguração da TV Coroados. Londrina tinha então cerca de 160 mil habitantes, 7 emissoras 

de rádio, 5 salas de cinema e apenas a Folha como jornal diário. Na edição de 5 de julho, uma 

6ª-feira, aquele colunista anunciou o ``primeiro teste da TV Coroados no domingo´´. Em 14 

de agosto, na nota ``No ar o sinal padrão da TVC´´, a ``Coluna de Rádio´´, em seu novo 

quadro ``Aqui TV´´, comentou que desde o último sábado, dia 10, o sinal da TV Coroados – 

utilizado para provas e ajustes de imagem – estava no ar e podia ser visto em diferentes 

horários. 

       Em 18 de setembro, Radialino comentou que a TV Coroados já distribuía convites para a 

festa de inauguração, que ocorreria na noite de sábado. Na ``Coluna de Rádio´´ de 19, foram 

divulgados detalhes da cerimônia e dos programas que iriam ao ar no dia da inauguração. Ao 

lado da coluna foi publicado um anúncio com cerca de ¼ de página da própria Coroados. No 

final dele, lia-se este texto: ``Ali, onde cidades surgem e crescem em índices inéditos no 

mundo, surge agora cobrindo o fabuloso mercado consumidor que é a região Norte do Paraná 

a TV Coroados – Canal 3 – Londrina – Diários e Emissoras Associados.´´17 

       Ao contrário do que ocorrera na Gazeta do Povo, quando da inauguração das TVs de 

Curitiba, a Folha publicou em 22 de setembro completa cobertura do primeiro dia de 

funcionamento em caráter definitivo da Coroados. ``Inaugura-se em Londrina a primeira 

estação de TV do interior do Paraná´´, era o título da reportagem que ocupou inteiramente a 

página 8 e possuía sete fotografias. O editorial, na página 2, também foi dedicado ao tema sob 

o título ``TV-Coroados´´, em que elogiava a grandeza e desenvolvimento de Londrina e 

ressaltava que menos de 20 cidades brasileiras contavam com TV. 

       A cobertura da inauguração rendeu material informativo e opinativo ainda na ``Coluna de 

Rádio´´, com 7 notas, e na coluna ``Sociedade´´, de Oswaldo Militão, com texto que 

terminava assim: ``(...) A TV Coroados já está no ar, constituindo-se na grande atração da 

atualidade para Londrina e toda a região norte-paranaense. Mais um marco para Londrina, a 

cidade que mais progride em todo o interior brasileiro.´´ 

       O ano de 1964 se iniciou, na Folha, como terminara o anterior: clima de animação com a 

Coroados e de expectativa com a possibilidade da chegada da segunda TV local. No dia 14 de 

                                                 
17 O mesmo anúncio foi publicado novamente na edição de 20 de setembro, na página 2,  e na do dia 21, na 

página 11 inteira. 
 

10 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

janeiro, o quadro ``Aqui TV´´ deu a seguinte nota sem título: ``Os boatos sobre a instalação 

de outra TV, além daqueles referentes à extensão das TVs Excelsior e Record para Londrina 

puseram em polvorosa o povo da TV-C. No momento são só boatos, mas pode se tornar 

realidade...´´ 

       Na edição de 15 de outubro, uma nota informou que acabara de ser outorgada a concessão 

para o funcionamento de televisão em Ponta Grossa, no centro do Paraná. O texto não 

explicou quem era o grupo concessionário da futura estação. Esta foi a primeira concessão de 

TV – que se chamaria Esplanada e seria inaugurada em outubro de 1966 – para uma cidade do 

estado no governo militar. 

       No dia 10 de novembro de 1964, a coluna ``Ronda pela Cidade´´, da página 5, publicou 

duas notas sobre televisão; fato raríssimo em muitos anos, porque o normal na Folha era que 

este tema fosse tratado na ``Coluna de Rádio´´. As notas davam conta que 2 grupos estariam 

interessados na concessão para operar a segunda emissora de TV em Londrina: o de Chede e 

o de Pimentel. Nem um nem outro conseguiu este objetivo, pelo menos até o final daquela 

década. O que aconteceu depois faz parte da próxima fase de minha pesquisa, e será tratado 

em outro texto no futuro. 

  

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

       Esta minha fase inicial de pesquisa demonstrou como foi contraditória a maneira de a 

Gazeta e a Folha registrarem a primeira década da televisão no Paraná. Ao mesmo tempo em 

que a TV era descrita pelos jornais como um veículo da modernidade, do progresso e do 

desenvolvimento – e tratada, por isto, como espetáculo e milagre da ciência –, às vezes ela era 

tomada como concorrente no plano empresarial e colocada no limbo do esquecimento pela 

imprensa. Se por um lado, a televisão era dada pelos diários como um novo meio de 

comunicação capaz de engrandecer o estado – o que os levou a participar das campanhas para 

apressar a chegada dela a Curitiba e Londrina –, por outro era tida como centro de acirradas 

disputas políticas entre grupos empresariais adversários. 

       Entre os dois jornais também foi possível encontrar diferentes posturas relativas à 

cobertura da estruturação da TV no estado. A Gazeta dispensou sempre menor e mais crítico 

espaço jornalístico do que a Folha, naqueles dez anos pesquisados. No diário londrinense, o 

espaço sempre foi mais generoso e elogioso às emissoras regionais de televisão, muitas vezes 

tratadas possessivamente como ``as nossas TVs´´. No jornal curitibano, ficava claro o 

distanciamento existente entre a tradicional imprensa escrita e o novo meio de comunicação, 

tratado normalmente como apenas instrumento de distração, lazer e negócio. Tanto que na 

11 



ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. 

12 

Gazeta – diferentemente da Folha –, durante determinados períodos, material ligado às TVs só 

era publicado em forma de anúncios, dentro de espaços pagos. 

       O estudo possibilitou, por outro lado, a comprovação da riqueza representada pelos 

jornais como fontes históricas e a complexidade da televisão enquanto objeto de interpretação 

historiográfica. Ele serviu, portanto, para reforçar a direção do meu projeto de pesquisa, que 

se encontra em estágio de desenvolvimento e sob ajustamentos de percurso. 

                      

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

BUSETTO, Áureo. A mídia brasileira como objeto da História Política: Perspectivas  teóricas 

      e  fontes.   In:  SEBRIAN,  Raphael   Nunes   Nicoletti  (Org.).    Dimensões   da   Política 

      na Historiografia. Campinas: Pontes Editores, 2008. 

DE LUCA, Tania R. FONTES IMPRESSAS – História  dos, nos e por  meio  dos  periódicos. 

      In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 

JAMUR JÚNIOR, José.  Pequena História  de  Grandes Talentos –  Os  primeiros  passos  da 

      Televisão no Paraná.Curitiba: Edição do autor, 2001. 

LAURENZA, Ana Maria de A. Batalhas  em letras  de forma:  Chatô, Wainer  e  Lacerda.  In: 

      MARTINS,  Ana  Luiza   e   DE  LUCA, Tania R.  História da Imprensa  no  Brasil.   São 

      Paulo: Contexto, 2008. 

MAZÂNEK,  Renato.  Ao vivo e sem cores – O nascimento da Televisão no Paraná. Curitiba: 

      Guiatur Editora, 2004. 

SANT´ANA, Hugo. Paulo Pimentel, momentos decisivos. Curitiba: Travessa dos Editores,    

2008.                                                                         


