Prezados (as) associados (as) e colegas,

Chegamos ao fim de mais um ano, e o momento é adequado para fazer um balanço das nossas atividades. Os últimos doze meses foram bastantes intensos, de modo que registraremos apenas as questões principais, sem poder detalhar as inúmeras atividades de que participamos, seja nos campos da pesquisa ou do ensino, ou mesmo em questões de interesse público, muitas vezes provocados por nossos associados. Aliás, este foi um ano politicamente marcante, devido ao "cinquentenário" do golpe de 1964, mas, também, por causa das eleições. E as duas datas inspiraram diferentes encontros e apropriações, uma vez que o contexto político de 1964 foi mobilizado na campanha eleitoral, às vezes de maneira oportunista e mistificadora. Não obstante a relevância da temática eleitoral, dada a natureza deste boletim, importa mais destacar o papel dos historiadores brasileiros nos debates e reflexões sobre o golpe e a ditadura. Podemos dizer que contribuímos de maneira destacada para os esforços de reflexão crítica sobre os significados, e as heranças, de 1964: organizamos eventos e publicações, participamos de debates e procuramos ocupar os espaços midiáticos. Esperemos que este ano venha a se tornar um marco nos esforços de memória e de produção historiográfica sobre a ditadura, assim como um divisor de águas na consolidação da nossa democracia.

Passando a outro tema que nos mobilizou intensamente, a ANPUH começou 2014 bastante engajada em negociações (e pressões) para fazer avançar o projeto de lei de regulamentação profissional na Câmara dos Deputados. Conseguimos vitórias importantes nessa frente, com a aprovação do PL 4699 em duas comissões da Câmara (CTASP e CCJC), entre os meses de março e maio. Em seguida começou um longo recesso parlamentar, a que se seguiu a campanha eleitoral, fase em que os trabalhos parlamentares praticamente se paralisaram. No breve período de funcionamento normal após as eleições, marcado por acirradas polêmicas e as incertezas políticas da formação do novo governo, infelizmente não logramos conseguir que o PL entrasse em votação no plenário da Câmara dos Deputados. Ainda assim, avaliamos que este foi um ano positivo para a tramitação do projeto, que venceu etapas importantes do processo parlamentar e, em 2015, voltaremos com o ânimo redobrado para alcançar que o PL entre em votação final na Câmara.

Em 2014 realizamos duas reuniões do Conselho Consultivo da ANPUH (que reúne a diretoria nacional e as estaduais), a primeira em maio e a outra em setembro. Fizemos avançar várias questões fundamentais para a entidade, como a organização do Simpósio Nacional de História de 2015 (mais sobre isso adiante), o lançamento da nova edição do prêmio da ANPUH para a melhor tese na área de história, a mudança da logomarca e a criação do novo site. A nova homepage da ANPUH, a propósito, estará no ar no início de janeiro, e será um instrumento mais eficaz e ágil de comunicação com os sócios e demais interessados. Além disso, fizemos uma reorganização administrativa na entidade, que continua contando com o nosso valoroso secretário Pablo Serrano, mas agora temos também a colaboração da estagiária Mariana Ferraz Paulino.

Realização importante, que vale a pena registrar, é a manutenção da regularidade das nossas revistas, já que neste ano foram lançados o número 67 da Revista Brasileira de História e o número 5 da Revista História Hoje, estando previsto para os próximos dias o lançamento do número 68 da RBH e do número 6 da RHH. Com a edição de mais esses números, os periódicos da ANPUH se consolidam como publicações de referência na área de história.

A ANPUH realizou duas reuniões do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em História, uma no mês de abril (UFMG, Belo Horizonte) e outra em outubro (UFAL, Maceió). Nas duas ocasiões foram debatidos temas fundamentais para os programas de pós-graduação da área da história, tais como a avaliação trienal (que passou a ser quadrienal), a avaliação de periódicos, de livros, de materiais didáticos e da produção técnica. Além disso, o tema da Ética na pesquisa em Ciências Humanas e a questão da autoria/co-autoria estão também na pauta do Fórum, que deve aprovar um documento sobre isso na próxima reunião, no mês de maio de 2015, na Unisinos (RS).

Outras atividades importantes em 2014 foram as duas jornadas ANPUH que organizamos ao longo do ano: a Jornada Ensino de História (maio de 2104, na USP) e a Jornada: Ética e História (outubro de 2014, na UNIRIO). Os resultados desses eventos foram muito bons e seus desdobramentos ainda estão em curso. No primeiro caso, decidimos fazer uma II Jornada Ensino de História, que vai ocorrer em maio de 2015, para discutir os problemas da área, em especial os projetos de reformulação das matrizes curriculares do ensino básico atualmente em debate em várias instâncias do poder público. Divulgaremos em breve mais detalhes sobre esse evento, que também será filmado para aumentar a sua repercussão.

No caso da Jornada: Ética e História, os palestrantes refletiram sobre o tema da ética em sentido amplo e, especialmente, a ética no trabalho do historiador. Também discutiram sobre as atividades do GT de Ciências Humanas e Sociais da Conep (Comissão Nacional de Ética na Pesquisa), em que temos batalhado para garantir o respeito às especificidades da nossa área. Durante a Jornada, chegou-se à conclusão que a discussão deve continuar em outras atividades e eventos, como no próprio Simpósio Nacional de História de 2015, que terá uma mesa redonda sobre ética e História. Além disso, o grupo de historiadores que participou das mesas da Jornada foi convidado a redigir um texto para a ANPUH, uma espécie de carta de princípios éticos, que servirá como sugestão para orientar o trabalho dos historiadores. Divulgaremos o texto tão logo ele esteja pronto.

Os trabalhos apresentados e os debates realizados nas duas jornadas podem ser vistos no youtube, em que temos agora um canal da ANPUH. O propósito da criação do canal no youtube é contar com espaço para divulgação de vídeos de atividades realizadas por nossa entidade, tanto em âmbito nacional como regional, e ele está aberto a contribuições (http://www.youtube.com/AnpuhBrasil).

Por falar em espaços regionais, vale a pena registrar que no ano de 2014 ocorreram os encontros regionais da ANPUH, embora alguns deles tenham tido dimensão nacional e mesmo internacional. O alcance e a força da nossa entidade – e da área de história – revelaram-se com clareza nesses eventos, que foram realizados em 21 estados brasileiros! A base da ANPUH está assentada nas suas organizações regionais, e elas mobilizaram milhares de historiadores nos encontros de 2014. Os encontros regionais são espaços fundamentais para divulgar e debater a produção historiográfica bem como os problemas do ensino de história, e o seu papel foi cumprido plenamente.

Nossas atenções, agora, estão voltadas para o grande evento nacional, o Simpósio de 2015, em Florianópolis. As inscrições de Simpósios Temáticos, Minicursos e Oficinas para o Simpósio Nacional da ANPUH/2015 despertaram grande interesse e demonstraram a pujança da nossa área, e da nossa entidade. Recebemos mais de 160 propostas de Simpósios Temáticos, o que ultrapassou a capacidade física do espaço disponível para o evento. Por isso, e também devido à preocupação de alcançar níveis de qualidade elevados, empreendemos a difícil tarefa de selecionar as propostas. A Comissão Científica realizou um árduo trabalho, pautado na observação da consistência e mérito das propostas, bem como na qualidade da produção acadêmica e na experiência dos/das proponentes. Além disso, procurou-se evitar excesso de oferta de propostas semelhantes, levando em conta a necessidade de garantir a devida diversidade temática e regional. O resultado da seleção das propostas com a lista de Simpósios Temáticos, Minicursos e Oficinas aprovados será divulgado até o fim do ano. As inscrições para apresentação de trabalhos nos STs ou para participar das Oficinas e Minicursos vão começar em 2 de janeiro. Estamos trabalhando com afinco, juntamente com os colegas da UFSC e da UDESC para realizar um grande Simpósio Nacional de História em 2015. Contamos com o apoio de todos (as).

Boas Festas e feliz 2015,

A Diretoria da ANPUH/BR.

 
 

CONCURSO PARA DOCENTES - UEMG
Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais
Inscrições: até 15/01/2015
Mais informações

PROCESSO SELETIVO: MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL - UERJ
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Inscrições: até 26/01/2015
Mais informações

PROCESSO SELETIVO: MESTRADO E DOUTORADO - UNESP
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Inscrições: até 06/02/2015
Mais informações

PRÊMIO DE PESQUISA MEMÓRIAS REVELADAS-2014
Instituição: Ministério da Justiça e Arquivo Nacional
Inscrições: até 27/02/2015
Mais informações

CONCURSO PARA DOCENTES - UERJ
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Inscrições: Conferir no Edital - prazos variam de acordo com as vagas
Mais informações

 
 
 
 

CINCO ESTUDOS SOBRE TITO LÍVIO
Autor: Maria Luiza Corassin
Editora: LCTE
Mais informações

     
 

OS MEXICANOS
Autor: Sergio Florencio
Editora: Contexto
Mais informações

     
 

HISTÓRIA DA BELEZA NO BRASIL
Autor: Denise Bernuzzi de Sant'Anna
Editora: Contexto
Mais informações

     
 

D. PEDRO II E A EMANCIPAÇÃO DOS ESCRAVOS
Autor: Mauro Henrique Miranda de Alcântara
Editora: CRV
Mais informações

     
 

MODA E REVOLUÇÃO NOS ANOS 1960
Autora: Maria do Carmo Teixeira Rainho
Editora: Contra Capa
Mais informações

     
 

ARQUIVOS PAROQUIAIS E HISTÓRIA SOCIAL NA AMÉRICA LUSA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA NA REINVENÇÃO DE UM CORPUS DOCUMENTAL
Organizadores: João Fragoso, Roberto Guedes e Antonio Carlos Jucá de Sampaio
Editora: Mauad Editora
Mais informações

     
 

E-BOOK - BRASILEIROS E BRASILIANISTAS - NOVAS GERAÇÕES, NOVOS OLHARES
Autora: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Editora: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Mais informações

     
 

HISTÓRIA SOCIAL DA LÍNGUA NACIONAL 2: DIÁSPORA AFRICANA
Organizadoras: Ivana Stolze Lima e Laura do Carmo
Editora: NAU Editora
Mais informações

     
 

BRASIL: 1979-1989, UMA DÉCADA PERDIDA?
Autor: Jadir Peçanha Rostoldo
Editora: Paco Editorial
Mais informações

     
 

A CIDADE REPUBLICADA NA BELLE ÉPOQUE CAPIXABA
Autor: Jadir Peçanha Rostoldo
Editora: Paco Editorial
Mais informações

     
 

HISTÓRIA DA EXPANSÃO E DO IMPÉRIO PORTUGUÊS
Organizadores: João Paulo Oliveira e Costa, José Damião Rodrigues e Pedro Aires Oliveira
Editora: A Esfera dos Livros
Mais informações

     
 

DA FOZ VELHA AO GRITO DO POVO - A OPOSIÇÃO MAOISTA À DITADURA. MEMÓRIAS (1948-1974).
Autor: Pedro Baptista
Editora: Afrontamentos
Mais informações

     
 

MEMÓRIA HISTÓRICA DA CAPITANIA DE SÃO PAULO: EDIÇÃO E ESTUDO
Autora: Renata Ferreira Costa
Editora: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Mais informações

     
 

BURGUESIA E TRABALHO: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO SOCIAL NO BRASIL (1917-1937)
Autora: Angela de Castro Gomes
Editora: 7 letras
Mais informações

     
 

A GREVE NO MASCULINO E NO FEMININO (OSASCO, 1968)
Autora: Marta Gouveia de Oliveira Rovai
Editora: Letra e Voz
Mais informações

     
 

MONARQUIA, LIBERALISMO E NEGÓCIOS NO BRASIL, 1780-1860
Organizadoras: Cecília Helena L. de Salles Oliveira e Izabel Marson
Editora: EDUSP
Mais informações

     
 

ANJOS OU HEREGES? INFÂNCIA E INQUISIÇÃO PORTUGUESA NA ÉPOCA MODERNA
Autor: Alex Silva Monteiro
Editora: Prismas
Mais informações

     
 

HISTÓRIA, MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS: 50 ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Organizadores: Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Verônica Aparecida Silveira Aguiar e Xênia de Castro Barbosa
Editora: Pontocom
Mais informações

     
 

PRESOS POLÍTICOS E PERSEGUIDOS ESTRANGEIROS NA ERA VARGAS
Organizadores: Marly de Almeida Gomes Vianna, Érica Sarmiento da Silva e Leandro Pereira Gonçalves
Editora: Mauad Editora
Mais informações

     
 

A OUTRA GUERRA DO FIM DO MUNDO
Autor: Osvaldo Coggiola
Editora: Ateliê Editorial
Mais informações

 

 

 

 

 

 

tr>
 

REVISTA PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Edição: v. 10, nº2 de 2014.
Instituição: UNESP - Assis
Dossiê: Culturas Indígenas e Identidades.
Mais informações

     
 

REVISTA HISTÓRICA
Edição: 62ª edição
Instituição: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Dossiê: São Paulo e suas Águas: Passado e Presente
Mais informações

     
 

REVISTA LABIRINTO
Edição: v.20
Instituição: Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Dossiê: Religião e Religiosidade na Idade Média
Mais informações

     
 

REVISTA BOLETIM HISTORIAR
Edição: 5ª edição.
Instituição: Universidade Federal de Segipe.
Relação de Artigos: ver o site
Mais informações

     
 

REVISTA TEMPO AMAZÔNICO
Edição: 2ª Edição
Instituição: ANPUH-AP
Dossiê: Cultura, Poder e Sociabilidades
Mais informações

     
 

REVISTA EPÍGRAFE
Edição: 1ª edição
Instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
     
 

REVISTA NUPEM
Edição: 6ª edição, vol. 11
Instituição: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
 

REVISTA HISTORIEN
Edição: 10ª Edição
Instituição: Universidade de Pernambuco
Dossiê: Revisitando a América Portuguesa: Redes de Poder, Sociabilidades e Trajetórias
Mais informações

     
 

REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA
Edição: Ano I, vol. 1.
Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Dossiê: Concepções conservadoras e autoritarismo
Mais informações

     
 

REVISTA DE HISTÓRIA
Edição: 171ª Edição
Instituição: Universidade de São Paulo
Relação de artigos: ver o site
Mais informações

     
 

FÊNIX - REVISTA DE HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS
Edição: Vol. 11, Ano XI, nº1
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
 

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Edição: nº17
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Relação de artigos: ver o site.
Mais informações

     
 

REVISTA OUTRAS FRONTEIRAS
Edição: Vol. I, nº2
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Dossiê: O Negro e o Legado da Escravidão
Mais informações

 

 

 
 

1º COLÓQUIO DE HISTÓRIA CULTURAL DA CIDADE – SANDRA JATAHY PESAVENTO (novo)
Data: 9 a 11 de março de 2015
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mais informações

COLÓQUIO "GOVERNAR AS MARGENS: JUSTIÇA CRIMINAL E CONTROLE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (novo)
Data: 25 e 26 de março de 2015
Local: Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE
Mais informações

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - CULTURA, POLÍTICA E TRABALHO NA ÁFRICA MERIDIONAL
Data: 11 a 14 de maio de 2015
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IFCH)
Mais informações

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA - UEPG/UNICENTRO (novo)
Data: 12 a 15 de maio de 2015
Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
Mais informações

III SEMINÁRIO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (novo)
Data: 27 a 29 de maio de 2015
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mais informações

LX REUNIÃO ANUAL DO SEMINÁRIO SOBRE AQUISIÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO LATINO-AMERICANO (SALALM) (novo)
Data: 13 a 17 de junho de 2015
Local: Princeton University - EUA
Mais informações

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CBHE)
Data: 29 de junho a 02 de julho de 2014
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS: "CONFLICTO, PAZ Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES EN LAS AMÉRICAS"
Data: 12 a 17 de julho de 2015
Local: San Salvador
Mais informações

GALLAECIA - III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA
Data: 27 a 30 de julho de 2015
Local: Universidade de Santiago de Compostela (Instituto da Lingua Galega)
Mais informações

VI ENCONTRO RURAL REPORT E XV CONGRESSO DA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE HISTORIA AGRARIA: "VELHOS E NOVOS MUNDOS: OS DESAFIOS GLOBAIS DA HISTÓRIA RURAL" (novo)
Data: 28, 29 e 30 de Janeiro de 2016
Local: Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE
Mais informações

 
 
 

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS
Tema: Religião.
Prazo: até 31/12/2014
Site

REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC
Tema: Ditaduras na América Latina do século XX: debates e balanços historiográficos.
Prazo: 10/01/2015
Site

REVISTA MOSAICO (novo)
Tema: História e Historiografia: perspectivas sobre o Império português no Atlântico-Sul
Prazo: 20/01/2015
Site

ANUARIO COLOMBIANO DE HISTORIA SOCIAL Y DE LA CULTURA (novo)
Tema: América Latina y los 100 años de la Primera Guerra Mundial
Prazo: 26/01/2015
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA
Tema: Pós-abolição no mundo atlântico.
Prazo: 31/01/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: Direitos à História.
Prazo: 09/02/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA, HISTÓRIAS (novo)
Tema: Gênero, História e Sexualidades: Epistemologias Críticas e Abordagens Interdisciplinares
Prazo: 28/02/2015
Site

REVISTA ANTÍTESES
Tema: 50 anos do golpe militar no Brasil.
Prazo: 28/02/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA ORAL (novo)
Tema: (I)migrantes, refugiados, deslocados
Prazo: 01/03/2015
Site

REVISTA FACES DA HISTÓRIA
Tema: O lugar sem limites: América Latina em perspectiva.
Prazo: 08/03/2015
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS (novo)
Tema: Ensino de história e formação do historiador
Prazo: 15/03/2015
Site

REVISTA MÉTIS (novo)
Tema: Processo Migratório e Circularidade de Ideias
Prazo: 15/03/2015
Site

REVISTA INTELLÈCTUS (novo)
Tema: Intelectuais e Educação na América Latina
Prazo: 30/03/2015
Site

HISTÓRIA REVISTA (novo)
Tema: Medicina, Saúde e Doenças na História.
Prazo: 30/04/2015
Site

REVISTA PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (novo)
Tema: Biografias e arquivos pessoais
Prazo: 30/03/2015

Tema: Leituras do Brasil: ficção e memória
Prazo: 30/08/2015

Tema: Registros memoriais nas ruas e praças
Prazo: 30/03/2016
Site

REVISTA HISTÓRIA, IMAGEM E NARRATIVAS
Tema: A Visualidade das Manifestações.
Prazo: Acesse o site.
Site

REVISTA TEMPOS ACADÊMICOS
Tema: Arqueologia Histórica.
Prazo: Acesse o site.

Tema: Arqueologia Pré Histórica.
Prazo: Acesse o site.
Site

BOLETIM HISTORIAR
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA DIÁLOGOS
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

CADERNOS DO TEMPO PRESENTE
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo
.
Site

REVISTA ALMANACK
Tema: A formação do Brasil e o mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX.
Prazo: Fluxo contínuo
.
Site

REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

CADERNOS AEL
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
Tema: Acesse o site
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA 7 MARES
Tema: Época Moderna.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA: TEMPO AMAZÔNICO
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA ELETRÔNICA HISTÓRIA E DIVERSIDADE
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA MILITAR
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

RECORDE: REVISTA DE HISTÓRIA DO ESPORTE
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Tema: Acesse o site.
Prazo: Fluxo contínuo.
Site

 
 

PRESIDENTE:
Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)

VICE-PRESIDENTE:
Tania Regina de Luca (UNESP-Assis)

SECRETÁRIO GERAL:
Angelo Aparecido Priori (UEM)

1º SECRETÁRIA:
Gabriela Pellegrino Soares (USP)

2º SECRETÁRIA:
Marta Margarida de Andrade Lima (UFRPE)

1º TESOUREIRA:
Marluza Marques Harres (UNISINOS)

2º TESOUREIRA:
Dulce Oliveira Amarante dos Santos (UFG)

EDITOR DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Alexandre Fortes (UFRRJ)

EDITOR DA REVISTA HISTÓRIA HOJE
Mauro Cezar Coelho (UFPA)

 

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP LANÇA NOVO SITE INSTITUCIONAL
O site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) está de cara nova. Totalmente reformulado e de fácil navegação, o internauta poderá desfrutar de todos os serviços oferecidos pela instituição, além de realizar uma ampla pesquisa do acervo que já soma mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados disponíveis para consulta.
Leia notícia completa

CARTA DA COMUNIDADE CIENTÍFICA AO GOVERNO FEDERAL
Datada de 25 de Novembro de 2014, a carta destinada à Dilma Rousseff apresenta sugestões, no âmbito científico e tecnológico, como contribuição cidadã para o êxito do segundo mandato da Presidenta
Leia notícia completa

EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA: FONTES PARA PESQUISA
Aos interessados no tema Educação Brasileira na Primeira República, a equipe da Biblioteca do MRCI separou uma mostra de livros, jornais e relatórios contendo informações sobre o projeto republicano para a educação.
Leia notícia completa

PRÊMIO JABUTI 2014 - CATEGORIA ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
A coletânea "Monarquia, Liberalismo e Negócios no Brasil - 1780-1860", organizada por Cecília Helena de Salles Oliveira e Izabel Marson, foi contemplada com o Prêmio Jabuti, na área de Economia, Administração e Negócios. O livro, composto por contribuições de pós-graduandos em História Social da USP e da Unicamp, foi editado pela EDUSP, com apoio do Museu Paulista, do CNPq e da Capes.
Leia notícia completa

CURSO "PRESERVAÇÃO E USO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: UM ESTUDO DE CASO"
O Museu de Arte Sacra de São Paulo e a Faculdade de São Bento abrem inscrições para o curso "Preservação e uso do Patrimônio Histórico: um estudo de caso", com 12 dias de duração. O curso visa introduzir profissionais e estudantes interessados na preservação do patrimônio a partir de temas técnicos de conservação preventiva de edificações do patrimônio histórico.
Leia notícia completa

 

 

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 42 - Ano 5
Expediente: Gabriela Pellegrino Soares (editora), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org